sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Top 10: importação de luxo

  Há cerca de 20 anos, seria impossível redigir esta lista. Isso porque somente no início dos anos 90 (apesar de este processo ter acontecido no século passado, é um fato bastante recente...), o Brasil passou a oferecer veículos importados nas concessionárias. A era Collor inaugurou uma nova realidade na indústria automotiva, uma vez que modelos da Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Ford passaram a dividir espaço com carros de montadoras de origem asiática e europeia.

Para se ter uma ideia, atualmente, 23,5% do mercado nacional de veículos é formado por carros importados. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2005, esse porcentual correspondia a apenas 5%. A maior parte deste total é formada por modelos de luxo (apesar de muitos veículos mais acessíveis, como Volkswagen SpaceFox e Kia Picanto, também virem de fora). Confira, então, a lista dos dez importados de luxo mais vendidos no Brasil em 2010, considerando apenas as marcas que não produzem carros por aqui.
Top 10: importação de luxo
1. Mercedes-Benz Classe C – 3.975 unidades*
Nesta lista dos dez modelos trazidos por importadores, o sedã da Mercedes-Benz foi  o mais vendido no Brasil em 2010, com quase 4.000 unidades. O sedã, que possui quase três décadas de história, recebeu um facelift, mostrado na última edição do Salão de Detroit. Atualmente, o Classe C é vendido nas versões Classic, Avantgarde e Sport, além da configuração perua.



BMW Série 3
2. BMW Série 3 – 3.324 unidades
Junto do Mercedes Classe C e do Audi A4, o BMW Serie 3 forma o trio de sedãs alemães mais vendidos no Brasil. O modelo, que já tem bons anos de história, é vendido nas configurações sedã, conversível e cupê, com motores de seis e quatro cilindros.



Land Rover Freelander
3. Land Rover Freelander – 2.580 unidades
Apesar de carregar o DNA aventureiro da Land Rover, o Freelander é o mais urbano da linha da montadora inglesa. Isso porque, apesar de o utilitário ter um motor de 3,2 litros e a tração 4x4, é comum ver um desses rodando no asfalto e em meio ao trânsito.



Volvo XC60
4. Volvo XC 60 – 1.549 unidadesO lançamento do XC60 por aqui, durante o Salão do Automóvel de 2008, foi um importante passo para a Volvo no País. O SUV esportivo possui um design futurista, que passa longe daquela imagem de que todo Volvo tem “aparência quadrada”.



Audi A4
5. Audi A4 – 1.291 unidades
Engana-se quem pensa que o A3 é o Audi mais vendido no Brasil. O ícone esportivo dos anos 90 perdeu espaço para o sedã A4, que lidera as vendas da marca alemã no mercado nacional. A linha possui duas ofertas de motorização, a 2.0 e a 3.2, com potência que passa dos 180 cv.



Porsche Cayenne
6. Porsche Cayenne – 514 unidades
Hoje em dia, é comum ver um desses pelas ruas, principalmente se for em bairros descolados das grandes cidades. A impressão que se tem, portanto, é que há muitos deles desfilando por aí, mas a verdade é que é impossível passar despercebido com um Cayenne. Logo mais, o grandalhão da Porsche ganhará um irmão menor, chamado Cajun.



Jaguar XF
7. Jaguar XF – 63 unidades
O XF foi o divisor de águas na história da marca inglesa. Até 2007, quando foi mostrado pela primeira vez, a Jaguar era conhecida pelo seu tradicionalismo. Não que isso tenha sido deixado de lado, mas a partir de então, ela bebeu na fonte da juventude e passou a desenhar seus modelos com mais agressividade e esportividade. O resultado foi que abocanhou um novo perfil de clientes, o de jovens abastados .



Ferrari California
8. Ferrari California – 22 unidades
Um dos esportivos mais bem sucedidos da linha Ferrari e o modelo da marca italiana mais procurado no País. O conversível, lançado no Salão de Paris de 2008, é equipado com um motor V8 de 4,3 litros e por R$ 1.350.000 é possível levar um para casa. Se você achou caro, fique sabendo que é o modelo mais barato da Ferrari.



Maserati GranTurismo
9. Maserati GranTurismo – 20 unidades
A enorme grade na dianteira faz lembrar um tubarão. Junto do resto da carroceria, as grandes rodas compõem um visual pra lá de esportivo. O GranTurismo, disponível na versão “comum” e apimentada S, foi desenhado em parceria com o estúdio Pininfarina e lançado no Brasil em 2008.



Lamborghini Gallardo
10. Lamborghini Gallardo – 14 unidades
Por baixo do capô, o Lamborghini Gallardo traz nada menos que um motor V10. Em valores, está perto da Ferrari California, ao preço de R$ 1.400.000. A importação oficial da marca ao Brasil começou no ano passado e, pelo visto, já começou a render bons frutos à marca italiana, com 14 unidades emplacadas em 2010.

*Dados da Mercedes-Benz e da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores)

fonte: msn.icarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário