Como começar a tunar
Como tunar – níveis de tuning
Antes de começarmos a mexer num carro é preciso saber aonde se quer chegar, esta decisão é fundamental para que não sejam desperdiçados tempo e dinheiro. Abaixo temos algumas dicas divididas em cinco passos para serem seguidas com o objetivo de ajudar e orientar no processo de transformação do carro:
Passo 1
- Estas modificações já são suficientes para deixar o carro com um ar diferente e bem cuidado tanto por dentro como por fora. Muitas pessoas já se dão por satisfeitas com estas modificações, por isso é comum vermos carros com este nível de preparação nas ruas.
- Interior – manoplas de cambio e freio, pedaleiras
- Exterior – Ponteiras, películas escuras nos vidros, molas esportivas
- Sistema sonoro – Cd player, kit duas vias na frente, triaxiais atrás
- Performance – Silenciador esportivo, filtro de ar esportivos
Passo 2
- Estas modificações ainda são consideradas como populares, tendo como maior objetivo completar o que foi feito no primeiro passo.
- Interior – Volante esportivo, soleiras de portas
- Exterior – Spoilers laterais, dianteiros e traseiros, rodas maiores
- Sistema sonoro – Módulo 4 canais
- Performance – Trocar escapamento por maior polegada, amortecedores endurecidos
Passo 3
- Neste terceiro passo estaremos entrando em um nível de preparação diferente em que tanto o impacto visual como os números de potência do carro serão severamente modificados
- Interno – Pintura de acabamentos de painéis e maçanetas
- Externo – Pára-choques dianteiros e traseiros de fibra
- Sistema sonoro – Instalação de subwoofer
- Performance – Instalação de kit turbo básico
Passo 4
- No quarto passo não existirá mudança radical, será mais um upgrade encima do terceiro passo para que possamos mais a diante fazer outras modificações sem se preocupar com o que já foi feito.
- Interior – Instalação de manômetros e termômetros do motor
- Exterior – Alisamento dos logos do fabricante do carro
- Sistema sonoro – Bateria de maior amperagem
- Performance – Kit para álcool, controlador de bicos e ponto por pressão
Passo 5
- Neste passo o carro já poderá ser considerado um extreme tuning, onde não passará despercebido em nenhum lugar e que não deixará a desejar em nada.
- Interior – Bancos esportivos, tapetes de alumínio, leds nas pedaleiras
- Exterior – Lanternas cristais, capô personalizado, neon, aerofólio
- Sistema sonoro – Leitor de DVD com tela
- Performance – Booster para turbo, intercooler
Escolhemos estes passos a serem seguidos devido aos níveis de preparações mais utilizados no Brasil e aos níveis de investimentos por tipo de preparação. Notem que desde o primeiro passo tivemos em mente um carro extreme tuning, em que em nenhum momento foi necessário vender e comprar outros equipamentos de som ou de performance, no tuning externo só não aproveitamos os spoilers dianteiro e traseiro que foram substituídos por pára-choques de fibra, preferimos assim devido ao baixo custo dos spoilers, o que não justificaria deixar o carro pelado até chegar no passo em que seria instalados os pára-choques de fibra.