A história do Tuning

A história do tuning



A arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem
mistura-se com a origem dos automóveis. Foi na década de 1910,
 praticamente quando se deu o grande aumento do número de
 automóveis e a sua produção em série, que as primeiras pessoas
 começaram a alterar os motores dos famosos Ford Modelo T
para obter mais potência.

Sempre houve e haverá assim, pessoas que não estão contentes
 com o que o desempenho e aspecto do seu automóvel. Depois
da Segunda Guerra Mundial este movimento intensificou-se nos
 Estados Unidos e na Europa e surgiram as primeiras empresas
dedicadas à preparação de carros e motores.

Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding.
Surgiu na década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares
americanos que regressavam ao país e com algum dinheiro, que
gozavam alguma liberdade tinham disponíveis carros da década
 anterior a um preço bastante acessível. A indústria automóvel
 americana tinha estado dedicada a fornecer o exército durante
alguns anos e não tinha evoluído. Assim esses jovens,
inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os carros,
 introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os hot-rods
como o menor peso, maior potência, rebaixados, pneus largos, etc.
O nome Hot-rods provém da combinação de Roadster (rod) e Hot
 que significa quente. Anos mais tarde deu-se mais relevância ao
aspecto e construíram-se alguns carros verdadeiramente virados
para o show-off.

Com o tempo algumas empresas foram criadas especificamente para a
preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas delas criando nomes
que ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados da década 80,
 e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM) onde
 viaturas de produção competiam dando muito espetáculo, contribuiu
de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente
Europeu.

 Os vários troféus mono marcas e campeonatos criados nos vários
 países contribuíram também para o desenvolvimento do tuning. Os
adeptos de automóveis procuravam peças e componentes usados em
competição e que dessem um aspecto parecido esteticamente ao do
seu carro preferido de competição, pois algures haveria um BMW, um
Mercedes, um Alfa Romeo, um Renault a competir que inspirava os
utilizadores dos automóveis normais. Cada país ou continente
 desenvolveu

um estilo próprio e sub-culturas que se movem em torno de
 automóveis modificados. O mercado do tuning é hoje em dia um setor
que movimenta muito dinheiro. O sucesso dos filmes da saga Fast and Furious
contribui também para a divulgação do tuning a um publico aonde não
chegava antes.
Fonte: http://www.tuning.online.pt/tuning/tuning.php


Tunning ???? Se vier aqui parar depois de uma pesquisa
sobre “tunning“,
então saiba que essa palavra não existe associada à
 transformação,modificação ou afinação de automóveis.
Podem procurar nas várias línguas anglo-saxônicas e a
forma correta de designar a palavra é “TUNING”. Nem mesmo nas capas
das revistas sobre carros modificados vão encontrar a palavra escrita
dessa forma.

Tunning, em Inglês, significa armazenar líquidos num tonel.
Tuning está relacionado com afinação. Para ver o significado da palavra
tuning aceda a guia tuning.

A comunicação social refere-se ao tuning muitas vezes como
tunning.
 Para além do esforço que alguns adeptos têm em diferenciar o
tuning do street-racing, ainda é preciso insistir para que escrevam bem
 a palavra. 
Esse esforço tem tido alguns resultados, contudo ainda
muita gente escreve mal.

Se gostar de TUNING então aprenda a escrever e a
designar o tuning corretamente.