Tuning x Xuning

Tuning x Xuning


TUNING X XUNING
O que é tuning
 A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou otimização. Aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais potente, mais seguro, mais bonito, diferente do original e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro “de série” em algo exclusivo e único. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a aumentar sua performance e segurança. O tuning reflete a personalidade da sua dona. Ou seja, Tuning é uma arte!
Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da preparação e modificação automóvel: preparação de motor (engine tuning), otimização eletrônica (chiptuning), preparação chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizing ou carstyling), car audio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE). O termo tuning descreve todas estas vertentes da alteração do automóvel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. Hoje em dia o tuning implica normalmente alterações visuais de forma a distinguir os carros dos demais, alterações de jantes por diâmetros maiores, kits de carroçaria, interiores totalmente revistos, rebaixamentos da carroçaria, etc. Cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adotadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de alterar os seus automóveis.
carro landal tunadoAlém da motivação pessoal muita gente participa em concentrações, encontros ou exposições onde podem mostrar o seu trabalho ao público. Quando o interesse pelo tuning é mais desportivo os carros costumam participar em provas de aceleração ou em track-days. A componente do Car-Audio também possui vários tipos de competições destinadas a avaliar a potência sonora ou a qualidade do som. O tuning está intimamente ligado ao desporto automóvel mas a grande maioria dos carros nunca compete.Na maior parte das vezes os carros são modificados apenas para a participação nos vários eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente.
Pode-se dizer que desde o carro mais barato até ao super carro mais caro do mercado, pode ser objeto de alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas à transformação e comercialização de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances de um super-desportivo, por vezes não é suficiente e é sempre possível melhorar vários aspectos desses veículos. Não são poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros de eleição.
Fonte: http://www.tuning.online.pt/tuning/tuning.php

 carro xuning
  Cuidado com o Xuning
Quando não existe conhecimento suficiente por parte de quem vai tunar o carro é comum que o resultado seja um carro muito carregado no visual, combinações de cores erradas e/ou a utilização de acessórios incompatíveis no estilo.
    Esse tipo de preparação muitas vezes é feito pelo próprio dono do carro que apesar do resultado ele fica satisfeito, porem o visual do carro é desaprovado pela maioria das pessoas que acabaram criando um novo nome para esse novo estilo, o xuning que nada mais é que o tuning mal feito.


  Xuning
Esta palavra sim, inventada é a junção de ‘chunga’ com ‘tuning’. O Xuning é vulgarmente usado para a referência a todas as aberrações e falta de gosto nos carros modificados. O tuning para ser bem feito, (como em muitas outras coisas na vida) obriga a um conhecimento sobre como funcionam determinados componentes dos carros.
  • Para que serve a suspensão e como cada componente influência o comportamento do carro?
  • O que significam as marcas laterais dos pneus?
  • Que componentes do sistema de travagem podem ser melhorados?
  • O peso das jantes que influência tem no comportamento do carro?
  • Que leis existem em vigor que permitem circular sem problemas?
  • Estarei a preservar a segurança fazendo algumas alterações?
Obviamente que nem todos os adeptos do tuning ou os que se dizem adeptos estão preparados para responder a estas questões corretamente! Uma preparação bem feita ou um tuning bem feito obriga a um conhecimento mínimo dos prós e contras de cada alteração.
Outro fator essencial no tuning é o sentido de estética. Sem ele qualquer alteração que não incida sobre componente não visível levará a piorar o aspecto do carro. É por isso que muitas vezes (há quem diga que até na maior parte dos casos) os carros alterados são feios e só mesmo o dono consegue ver ali algo de bonito.
Para se ter um projeto tuning coerente, a ordem das alterações e a prioridade que se dá a cada componente é também importante. Qualquer projeto tuning têm muito trabalho envolvido mas deve ser dada prioridade aos componentes que são essenciais para melhorar qualquer carro, quer na componente dinâmica como estética. Sugere-se por isso sempre começar pela suspensão, travões e jantes+pneus.
Tuning sem conhecimento, sem sentido de estética e sem prioridades= Xuning
Muitas vezes também se associa ou pensa que o Xuning é característico apenas de Portugal. Isso não é verdade, mesmo nos países conotados muitas vezes com a melhor qualidade de tuning se vê um pouco de tudo e conseguem-se identificar até muitos mais casos piores do que os que vemos nas nossas estradas.
Embora não seja muito do meu agrado mostram-se de seguida alguns exemplos extremos do que se pode considerar por Xuning:
carro xuningcarro xuning
carro xunado fusca xunado
 Fonte:http://www.tuning.online.pt/tuning/tunning.php