quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Série especial: bom negócio para você ou para o fabricante?



apolo vip Série especial: bom negócio para você ou para o fabricante?
São várias as razões para que uma montadora lance uma série especial: uma data comemorativa para o fabricante, como por exemplo, 30 anos de Brasil (Família Palio Celebration), 75 anos da Ford (Escort Conversível 75 Anos) e 50 anos de produção (Kombi); uma Olimpíada (Monza Barcelona, Voyage Los Angeles, Palio Trofeo) ou Copa do Mundo (Gol Copa, Gol Sport e Kadett Turim) e mesmo um fato histórico como os 150 anos da unificação italiana e 500 anos de descobrimento do Brasil (Fiat). Ainda existem outros motivos.
Dentre eles, estão a intenção de alavancar a venda de um modelo equipando-o com itens de versões mais caras sem cobrar o preço cheio desses itens (Passat Surf e Flash, Polo Evidence e Next, Santana Evidence, Logan e Clio UP, Logus Wolfsburg e Apollo Vip, por ex.). Todos continham itens como rodas ou calotas diferenciadas, muitas vezes de diâmetro maior (14 polegadas ao invés de 13), frisos laterais exclusivos, tecido dos bancos com nova estampa ou revestimento em couro, conta-giros, volante de um carro superior a ele (Passat com o volante do Santana, por exemplo), ar condicionado, equipamento de som, direção hidráulica e assim por diante.
Comemorar o volume de vendas também já foi motivo de lançamento de série especial (Monza 650, após 650000; Passat 4M, após 4 milhões de VW brasileiros). Vejamos outros motivos e carros que ganharam versão exclusiva em forma de série especial:
Despedida de motor – Kombi Serie Prata, decretando o fim do motor a ar na linha VW.
Ressaltar tecnologia – Monza Hi-Tech, Stilo Connect, Sandero Nokia, Symbol Connection, C3 Sonora e Santana EX.
Aniversários e comemorações – Gol Vintage 2011 comemorando 3 décadas de produção – veio até com guitarra exclusiva; Peugeot 307 Millesim 200 em comemoração ao bicentenário da marca.
Parcerias com artistas e atletas e com eventos e bandas musicais – Agile Rico (premiado surfista carioca), Stilo Michael Schumacher, Gol Rolling Stones e Gol Rock in Rio.
Busca de novos públicos, em geral mais jovens ou arrojados – Chevette SR, 147 Rallye e Chevette Jeans (com bancos jeans); Corcel II Hobby (menos equipado, porém jovial); Ipanema Wave, Sol, Surf e Flair (surfistas ao invés de pais de família); L200 Savana (versão mais radical para rallye leve ou turismo de aventura); Siena Sport MTV 1.6 16v (para atrair o filho do “tiozão”).
Ressaltar esportividade – Gol Star G1 1.8, Santana e Quantum Sport 2.0, Santana Sport GII 2.0i, Parati Plus G1 1.8, Saveiro Sunset 1.8/S, Fiesta GLX Sport, Verona 2.0 S, Focus XR, Fiat Oggi Css, Chevette GP, Ka XR. Vale lembrar que na maioria esmagadora das vezes as mudanças são estéticas e não mecânicas, embora levem o sugestivo sobrenome “Sport”.
Dar vazão a peças em estoque – Estratégia usada pela VW sem alarde e que resultou – entre outros – no Gol do Mês 1993 (um CL com volante e rodas de GL) e no Passat do Mês 1987 (GL Village com bancos vinho do LSE, 2 portas e 4 marchas). Chevrolet Astra Sunny 2002 2 portas com itens do Sport.
Despedida – Fusca Ouro 1996 e Prata 1986; Diplomata Collectors 1992; Vectra Collection 2005 e 2011 ; Fusca (Old Beetle) mexicano com injeção eletrônica 2003.
Teste de aceitação de itens e equipamentos – Vectra Challenge 2003 (estudando rodas maiores e cores de revestimento em couro); Peugeot 206 e 206 SW Moonlight e Citroёn Solaris com teto solar e Escort XR-3 Formula 1991 (amortecedores eletrônicos).
Alavancagem de vendas (no fundo todas as razões acima não descartam esta) – Gol Plus 1986; Parati Club G2 e Surf G1; D-20 Conquest e Champ1; Palio Weekend e Doblo Original Adventure com bancos de neoprene; Frontier Serrana; Stilo SP; Livina Night & Day (virou série de produção); Corsa Pick-up GL Champ; Monza Class e Club; Chevy 500 Camping; Escort XR3 Laser; Chevette País Tropical; Ka Black; Saveiro Summer; Courier Sport 1.6; Golf Sport, Black and Silver, Black Edition, Generation e Flash.




Mas e aí…é bom negócio? Bem, geralmente sim, devido ao custo / benefício e ar de exclusividade quando comprado novo. No entanto, esses modelos ficam raros quando seminovos (um exemplo: Marea City), podendo gerar certa desconfiança por parte de compradores mais tradicionalistas. Conforme os itens, como frisos de cores diferentes ou adesivos e emblemas, pode-se ter grande dificuldade em encontrá-los no mercado de reposição após algum tempo.
Parceria com grife de moda – Monza Hatch Clodovil, Peugeot 206 e 207 Quik Silver. Fiat 500 Gucci e Volvo S80 Daslu.





Se a intenção não for colecionar o modelo em questão, é interessante ter uma revista, suplemento ou proposta da concessionária da época para saber seu preço em relação às versões de produção normal. Por exemplo, vamos dizer que o Astra Sunny custava 10% a mais que a versão GLS e você tem como provar isso. Fica mais fácil fazer negócio com lojistas (garagistas) que, se puderem, dirão que era praticamente um GL com aerofólio.
Na Europa são bem comuns séries especiais de despedida com nomes como Final Edition, Last Edition e similares. Para carros queridos como o foram Santana, Escort e D-20, só para citar três, certamente seria interessante. Mas parece haver uma estratégia de esconder e negar a descontinuidade de um modelo aqui no Brasil.
É importante lembrar que existem versões mais raras de se ver que foram versões de produção, como a linha Corcel GT e Kadett Lite. As séries especiais geralmente são oferecidas durante um espaço de tempo curto, alguns meses. Por outro lado, as séries de produção normal são oferecidas por mais tempo. Pode acontecer de uma série especial agradar muito e virar versão de produção, como ocorreu com Vectra Expression anos 2004 e 2005 e Stilo Blackmotion, que era para ser uma série especial limitada em 2009 e acabou ficando até 2011, “esquentando a cama” para o Bravo.
Bem, é isso aí, pessoal! Procurei dar uma pincelada no assunto e ver o lado mercadológico e racional da coisa. No entanto há outros fatores envolvidos na compra de uma série especial. Quais são? Vocês quem vão dizer. Abraço!
Por Gerson Brusco Gonzalez
retirado do site. noticias automotivas

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